Tipos de mapas
- Físicos
- Políticos
- Econômicos
- Demográficos
- Históricos
- Topográficos
- Estilizados
Diz respeito aos mapas que tratam de aspectos relacionados à natureza, como biomas, relevo hidrografia, altitude, entre outros
Esses mapas não costumam apresentar muitos detalhes, contém apenas as divisões territoriais com municípios, estados, países e continentes.
Como o próprio nome já diz, esses mapas tratam especificamente de aspectos relacinados à economia, como atividades econômicas, PIB (Produto Interno Bruto), entre outros.
Os mapas demográficos apresentam informações relacionadas à população, como concentração populacional, indicadores demográficos, entre outros.
Os mapas históricos são aqueles que não representa o território na atualidade, ele representa como era um território em um momento passado.
Esses mapas representam o relevo de uma determinada área. Contudo, diferentemente dos mapas físicos, cada região com altitudes diferentes são representadas por uma curva de nível, que conecta pontos da mesma altitude. Quanto maior a proximidade das linhas, mais íngreme ou abrupto é o relevo. A maior distância indica áreas menos acidentadas e de relevo mais suave.
Diferentemente dos mapas tradicionais, nos quais as informações quantitativas são representadas por meio de símbolos e cores, nos mapas estilizados a forma e o tamanho dos polígonos variam proporcionalmente à variável em questão. Desse modo, as regiões que mais se destacam em determinado tema acabam ficando maiores no mapa.