Mapas mais antigos
- Mapa de Ga Sur (2400 a 2200 a.C)
- Mapa de Bedolina (1500 a.C)
- Mapa de Catal Huyuk (6000 a.C)
- Mapa de Abautz (8000 a.C)
Um dos mapas mais antigos que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates.
Documento antigo de cartografia, o Mapa de Bedolina, visava representar uma aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália.
o mapa de Catal Huyuk, que parece uma espécie de representação da cidade feita em pedra. Catal Huyuk é um dos assentamentos humanos mais antigos que foram escavados, já tendo sido povoado durante o período neolítico. Era uma cidade inteira, racionalmente organizada e planejada, localizada na atual Turquia.
Esta peça foi encontrada pela equipe de arqueólogos que realizou a primeira campanha de escavação da caverna de Abauntz, no vale de Ultzama, na Espanha. Vários elementos do ambiente estão gravados na pedra popularmente chamada de mapa de Abauntz. Foi identificado o rio que atravessa um estreito entre montanhas (o de San Gregorio), seguindo a paisagem real do entorno. Além disso, uma gravura múltipla parece reproduzir o curso sinuoso do rio Zaldazaín recebendo dois afluentes em seu caminho para a altura de uma montanha e em que diferentes círculos talvez representem áreas com águas alagadas no inverno.