Principais elementos
- Título
- Cordenadas Geográficas
- Orientação
- Legenda
- Escala
O título costuma ser a primeira informação que o leitor de um mapa procura e recebe sobre ele. Seu objetivo é informar, de forma sucinta, o conteúdo do mapa. O título costuma estar localizado na parte superior de um mapa. Ele é importante para que o leitor saiba exatamente o que irá encontrar no mapa.
As cordenas geográficas são, basicamente, o conjunto de linhas e colunas que podem descrever a posição de qualquer ponto no plano global. Elas são importantes para que o leitor possa ter uma noção de onde se localiza determinado ponto presente no mapa em relação ao restante do planeta.
A orientação é importante pois mostra ao leitor a direção para qual o mapa está "virado". Geralmente é representada pela rosa dos ventos que apresenta os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste). A rosa dos ventos atua como um ponto de referência e ajuda o leitor a se localizar melhor no mapa.
A legenda é um dos elementos mais importantes do mapa, já que ela explica apresentado o significado de todos os símbolos, cores e tudo que possa ter alguma importância no composição do mapa. Dessa forma, o leitor pode compreender os mínimos detalhes que estão contidos no mapa. Muitas vezes ela é fundamental pois mostra as especificações que estão diretamente relacionadas ao tema principal do mapa.
A escala é importante, basicamente, para mostrar a proporção entre o mapa e o mundo real. Ela pode ser de tipos diferentes, mas as principais são a numérica, que mostra quantos centímetros no mundo real vale um centímetro no mapa em forma de razão, e a gráfica, que mostra quando vale um pequeno recorte de distância no mundo real como se fosse uma régua.